quinta-feira, 14 de julho de 2011

O currículo entre o relativismo e o universalismo (questões do texto)

Texto: “O currículo entre o relativismo e o universalismo”
Autor: Jean-Claude Forquin



1 – Qual é o conceito de currículo apresentado pelo autor?

R: O autor apresenta dois tipos de currículo, os relativistas que defendem o questionamento da validade do que é ensinado. E o currículo Universalista que afirma que, há saberes “públicos” que todos devem ter acesso, apresentando valor independentemente de circunstância e interesses particulares.


2 – Explique o que representa a ideía de universalismo no currículo, apresentado os aspectos que o definem.

R: a ideía de universalismo no currículo escolar significa que a escola deve transmitir saberes “públicos”, explicitamente formulados e controlados, aos quais todos possam ter acesso, apresentando valores independentemente das circunstâncias e dos interesses particulares. Porém históricamente, pode-se distinguir na cultura escolar pelo menos dois tipos de universalismo: O universalismo dos saberes elementares e o universalismo “humanista” que foi durante muito tempo identificado com a tradição do ensino secundário clássico.


3 – Explique o que representa a ideía de “relativismo” no currículo, apresentado os aspectos que os definem

R: a ideía de relativismo no currículo esta voltada para que o discurso humano se resume a uma técnica de persuasão. O argumento relativista pode tomar diversas formas e diferentes caminhos, considera também os valores e as verdades como produtos sociais nos quais estão investidos interesses, paixões e preconceitos de coletividades humanas particulares.


4 – Explique os seguintes enfoques sobre currículo
a) – Analítico e descritivo
b) – Normativo e prescritivo
c) – Operatório e tecnicista
d) – Eclético

a) R: Apresenta-se com diferentes interpretações livres, assim definindo o currículo como objeto de vários tipos de enfoques.
b) R: é uma tentativa de estabelecer um ordenamento lógico e definir normais que vão determinar o que é apropriado no uso. Daí surge a noção de certo e errado. Aquilo que não estiver de acordo com as normas, é classificado como errado.
c) R: reorganiza os programas e as diretrizes pedagógicas a partir de uma perspectiva pautada em objetivos comportamentais e competências mensuráveis, causando um risco de fragmentação das aprendizagens.
d) - R: Uma cultura que amostra um amontoado de tudo.

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