quinta-feira, 19 de maio de 2011

Cenas de "Giordano Bruno", Itália 1973


Um olhar sobre o filme que nos ajuda a intender um pouco dos problemas enfrentados na política brasileira para se tentar fazer uma mudança nos currículos escolares brasileiros.
Giordano Bruno era um homem que tinha um pensamento crítico da sociedade em que vivia, porém sabia que homem tinham poderes que interviam na vida de uma sociedade, defendia uma nova concepção do homem com um conhecimento democrático o que vinha de contradição com a igreja, que matia o monopólio do conhecimento e poder regulamentando/fiscalizando a transmissão do pensamento com a inquisição de quem vinha de contra seus objetivos e dogmas. Giordano Bruno afirmava que: Deus não esta somente no Céu, mas em toda a parte em cada matéria, defendendo assim um filosofia livre com autonomia do pensamento e da ciência, o que ameaçaria a igreja entre outra coisas.
Depois de ser preso e pronto para ser levado para o tribunal da inquisição recebe uma oportunidade de se salvar, Giordano deveria renunciar seu orgulho e desmentir sua versão, renunciando sua filosofia. No tribunal Giordano reconhece o seu erro ao tentar pedir ajuda a quem tinha o poder, usando uma frase marcante que dizia “errei por pedir quem tem poderes que reforme o poder”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário