quinta-feira, 10 de junho de 2010

Para o aumento da carga horária no ensino fundamental

Um possível aumento da carga horária no ensino fundamental das escolas brasileiras se faz necessário com uma reforma de estrutura. Já que com a atual jornada de ensino, as escolas públicas já passam por muitas dificuldades, problemas que só iriam agravar com a ampliação para o tempo integral de ensino, sendo maiores as responsabilidades na educação dos alunos. Esse ideal de aumento poderia até ser uma boa opção se no Brasil os governantes investissem mais em educação com propósitos focados para esse projeto.
Como já se é observado em países desenvolvidos, que visam além da educação de base uma inclusão de atividades culturais, esportivas e de lazer.
O que se observa no Brasil com relação ao aumento da carga horária é evitar que crianças e adolescentes entrem na marginalização, além de disponibilizar para os pais mais tempo para o trabalho, sem levar em conta a convivência social, ou até mesmo o convívio com familiares e outros aspectos de cidadania que iriam ajudar no desenvolvimento dessas crianças e adolescentes.
Além disso, no Brasil, se verifica uma deficiência muito grande na formação de professores, trazendo assim maiores problemas se a jornada integral fosse adotada nas escolas de ensino fundamental. A responsabilidade de um educador não pode se limita só em ensinar a matéria escolar ao aluno, mas também de entender o seu convívio social.
É grande a dificuldade de ampliação das funções escolares por conta da falta de planejamento de ensino, observada pela situação social em que vivemos e na precariedade do sistema educacional público. A escola com objetivo de participar da formação educativa da vida dos alunos, nem sempre tem conseguido realizar essa função.
A crise dos ideais da modernidade tem atingido a vida escolar de crianças e adolescentes. Por exemplo, uma boa educação escolar te que obrigatoriamente oferece boas oportunidades na área de trabalho, que é uma das principais virtudes da modernidade. Mostrando-nos um dos maiores fracassos educacional levando um País a ter grandes problemas, de desigualdade social.
Com uma experiência mais informativa a escola pode influenciar de forma humana na vida dos alunos, podendo ajudá-los na convivência com o restante do mundo, nas comunicações com outras pessoas e até mesmo a da própria escola.
A principal função da escola é sem duvida uma intensificação das relações pessoais, comunitárias e educacionais, tendo como sua base à ligação escola e mundo no qual vivemos, com isso poderemos observar uma dimensão mais política. A escola como espaço pedagógico nos mostra a postura que devemos tomar para conviver com a sociedade.

Um comentário:

  1. Gleycon, as reflexões são bem interessantes. Sugiro que coloque um pouco mais das ideias vinculadas no texto lido. Além disso, informe de que texto se trata, quem é sua autora. Contextualize o leitor dando estas informações. Ok?

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